segunda-feira, 4 de julho de 2011

Livro de Salmos .Cap. 1 - 5, Igreja de Deus



Capítulo 1

1 ¶ Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
4 ¶ Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Capítulo 2
1 ¶ Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?
2  Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo:
3  Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas.
4  Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles.
5  Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá.
6  Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
7 ¶ Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
8  Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.
9  Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro.
10 ¶ Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra.
11  Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.
12  Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.
Capítulo 3
1 ¶ SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim.
2  São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele.
3  Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.
4 ¶ Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde.
5  Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta.
6  Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.
7  Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes.
8  Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.
Capítulo 4
1 ¶ Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2  Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?
3  Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele.
4  Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.
5  Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.
6 ¶ Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto.
7  Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.
8  Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.
Capítulo 5
1 ¶ Dá ouvidos, SENHOR, às minhas palavras e acode ao meu gemido.
2  Escuta, Rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro.
3  De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.
4  Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.
5  Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniqüidade.
6  Tu destróis os que proferem mentira; o SENHOR abomina ao sanguinário e ao fraudulento;
7 ¶ porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.
8  SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho;
9  pois não têm eles sinceridade nos seus lábios; o seu íntimo é todo crimes; a sua garganta é sepulcro aberto, e com a língua lisonjeiam.
10  Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios planos. Rejeita-os por causa de suas muitas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
11  Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
12  Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência.
Leia todo o Livro de Salmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário